top of page
Eslávia, o Reino para os Eslavos do Sul.

 

Fundado em 2009 e restaurado em 2018, a Eslávia, o Reino dos Eslavos do Sul, ocupa uma posição estratégica no Setor Lusófono do micronacionalismo e irá unir uma proposta multicultural à tradição monárquica.
 

Em 07 de Agosto de 2009, um jovem micronacionalista iniciava sua trajetória na Lusofonia fundando o Reino de Montenegro. Com um projeto frágil, pouco articulado e sem relações políticas para obter apoio estrangeiro, a micronação existiu por apenas dois dias. Contudo, se antes de sua fundação nunca houvera ali uma tentativa de construção estatal na região, após a queda do Estado Montenegrino, melhor sorte não assistiu a região, que carecia de uma projeto que respeitasse a cultura e tradição local.


​O ano de 2018, pujante para o micronacionalismo Lusófono em termos de atividade, não viu tanta qualidade nos projetos como viu quantidade. Com micronações surgindo, os Balcãs restavam abandonados e entregues à sorte de aventureiros até que o projeto de 2009 seria resgatado exatamente nove anos depois. Mais experientes, os associados ao projeto desejavam demonstrar respeito e afeto à cultura da Europa Oriental e fomentar uma prática consistente e saudável do micronacionalismo.

​​

Com isso, o Estado que antes reivindicava apenas o território de Montenegro expandiu. Orientado pelos princípios de direito internacional e fatos históricos, os fundadores do Reino de Montenegro compreenderam que era chegado o momento de um avanço concreto na formação de um Estado Balcânico. Assim, reivindicando a legitimidade temporal, mas também moral de preservar a riquíssima história recente da Europa Oriental e Balcânica, sem no entanto transgredir os limites já impostos pelas melhores práticas micronacionais lusófonas, centradas no simulacionismo e modelismo-histórico, Montenegro agora reivindicaria união com a Sérvia e a Albânia, estabelecendo suas fronteiras nos termos do Tratado de Bucareste assinado em 1913, imediatamente após o fim da Segunda Guerra dos Balcãs, englobando assim o território moderno do Montenegro, Sérvia, Kosovo, Albânia e Macedônia e formando um reino alternativo para os povos eslavos do sul.

Informações Básicas
  • Monarquia Constitucional

  • Capital em Belgrado

  • A moeda é a Coroa (Kr$)

  • O gentílico é eslavo/eslava

Notícias

7 DE AGOSTO DE 2018

Rei indica Thomas Karácsony para Chefe de Governo.

7 DE AGOSTO DE 2018

Oscar responde a Delegação que lhe ofereceu a coroa...

Publicações

1 DE AGOSTO DE 2018

Declaração de Podgorica: o primeiro passo para criar um...

bottom of page